Agora são Horas e Minutos - SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG...

23 de abril de 2010

Você sofre de depressão?

 Pessoas em todos os ramos da vida-profissionais, médicos, advogados, professores, operários; donas de casa;adolescentes;crianças pequenas;idosos;solteiros;viúvos e viúvas; enfim, todo mundo mundo pode ter depressão.
A Bíblia nos conta de reis e profetas que ficaram deprimidos. O rei Davi, Jonas e Elias são três bons exemplos.(Veja Salmo 40.1-3; 55.4; Jonas 1 e 2; 1 Reis 19.5-8).
 A razão pela qual tantas pessoas na face da Terra tem depressão é porque todos na face da Terra tem de lidar com a decepção. Se não soubermos como lidar com ela adequadamente, podemos ser levados à depressão. Ela é a primeira fase da depressão.


Lidando com a decepção

 Todos nós devemos enfrentar  e lidar com a decepção em diferentes momentos da nossa vida. Ninguém nesta vida tem tudo da forma que quer e da maneira como espera.
 Quando as coisas não acontecem ou se passam de acordo com os nossos planos, a primeira coisa que sentimos é a decepção. Isso é normal. Nada há de errado com este sentimento. Mas devemos saber o que fazer, ou isso se transformará em algo mais sério.
 No mundo, não podemos viver sem a decepção, mas em Jesus sempre  podemos ter uma oportunidade de ficar animados novamente.
 Em Filipenses 3.13, lemos uma declaração do apóstolo Paulo:
...mas uma coisa faço [esta é a minha única aspiração]: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão....
  Paulo declarou que a coisa de maior valor e de maior importância para ele era esquecer-se do que estava para trás e continuar em direção às coisas que estavam à frente! É exatamente isso que fazemos quando ficamos decepcionados e então, imediatamente depois, animados. Estamos abrindo mão das causas da decepção e continuando em direção ao que Deus tem para nós. Adquirimos uma nova visão, um plano, uma idéia, uma nova perspectiva e uma nova mentalidade, e mudamos o nosso foco ! Decidimos
CONTINUAR!
  Deus tem sempre coisas novas para as nossas vidas. Ele sempre tem algo fresco, mas parece que queremos nos agarrar ao velho. Agarramo-nos em nossos pensamentos e conversas. Parece que algumas pessoas querem falar sobre suas decepções na vida, em vez de sobre seus sonhos e visões para o futuro.
  As misericórdias de Deus são novas todos os dias...As misericórdias do SENHOR não tem fim; renovam-se a casa manhã...(Lamentações 3.22-23). Cada dia é um novo começo novinho em folha! Podemos abrir mão das decepções de ontem e dar a Deus uma chance de fazer alguma coisa maravilhosa para nós hoje.
 Você pode estar pensando: " Já fui decepcionado tantas vezes que tenho medo de ter esperança" É exatamente nesse ponto da esperança que o diabo quer que estejamos! mas mediante a palavra de Deus, entenda que a decepção nos torna infelizes. Prefira esperar a sua vida e não viver nada do que viver perpetuamente em um sentimento de decepção.
 Esperar não custa nada e pode compensar generosamente. A decepção, por outro lado, é muito cara. Custa sua alegria e seus sonhos do futuro.
 Temos uma promessa de Deus, que aqueles que colocam a sua esperança nele jamais serão decepcionados ou envergonhados. (Romanos5.5) . Isso não significa que jamais teremos uma experiência decepcionante, isso significa que não precisamos viver e permanecer na decepção. Manter a nossa esperança em Jesus, finalmente, produzirá resultados positivos.

Expectativas frustradas

Expectativas frustradas levam à decepção. Temos muitas em diferentes áreas a cada dia. Por exemplo, você pode se deitar esperando ter uma boa noite de sono quando, no meio da noite, o telefone toca por engano. Então, depois de acordar, por um motivo qualquer, você não consegue voltar a dormir. Mexe-se e vira-se o resto da noite, e se levanta sentindo-se exausto na manhã seguinte.
 Podemos esperar que o dia seja ensolarado, mas em vez disso, chove. Podemos esperar ter um aumento no trabalho, mas não o temos.
 Temos expectativas a respeito de outras pessoas. Esperamos que nossos bons amigos não façam fofocas sobre nós, algumas vezes descobrimos que fazem. Esperamos que nossos amigos nos entendam e supram as nossas necessidades quando os procuramos, mas eles nem sempre o fazem. Esperamos coisas de nós mesmos que não se realizam. Muitas vezes nos comportamos de maneira que nos surpreendermos!
 Muitas vezes esperamos de nós mesmos, mais do que podemos dar, e frequentemente, ficamos decepcionados conosco. Esperamos de Deus coisas que, na verdade, não estão em Seus planos pra nós. Sim, nossa vida é cheia de expectativas e algumas delas são frustradas.
 A partir daí, quando ficamos decepcionados, depende de nós decidirmos o que fazer- como responder. Se permancermos decepcionados por muito tempo começaremos a e nos sentir desencorajados. O desencorajamento é um pouco mais profundo que o problema das decepção.

 Desencorajamento

 O dicionário Webster de 1828 define desencorajado, em parte, como "abatido, privado de coragem ou confiança" . E desencorajamento como " o ato impedir ou dissuadir de um empreendimento; o ato de enfraquecimento da confiança", " aquilo que enfraquece a confiança e a esperança" . Um dos significados de desencorajar é " tentar impedir..."
 Desencorajamento é o oposto de coragem. Quando ficamos desencorajados, perdemos a coragem. Acredito que Deus dá coragem a cada um que crê nele, então Satanás tenta tirá-la de nós. Permanecer forte e corajoso é uma das primeiras regras para se obter sucesso em qualquer coisa.
 Quando ficamos desencorajados sobre alguam coisa, ficamos também desesperançados a esse respeito. Não podemos ficar desencorajados e esperançosos ao mesmo tempo. Assim que a esperança volta, o desencorajamento se vai. Algumas vezes, quando estamos lutando para ter a atitude correta, podemos vacilar entre a esperança e o desencorajamento. O Espírito Santo nos conduz à esperança, e Satanás nos ataca com o desencorajamento.
 A esta altura, é vital conseguir a vitória no reino espiritual. Caso contrário, sua situação piorará, e então,  começará a entrar em depressão. Um curto período de desencorajamento pode não ter efeito devastador,mas um período longo pode.
 Para conseguir a vitória e manter nossa atitude de esperança, precisamos renovar nossa mente com as promessas de Deus no que diz respeito à nossa situação e resistir em fé, acreditando que Deus fará o que a palavra dele diz que fará.

Níveis de depressão

É muito importante conseguir a vitória sobre esses sintomas logo, porque uma pessoa deprimida pode atingir outros níveis ou profundidades-há depressão, então há dois níveis mais graves: o desalento e o desespero. Uma pessoa moderadamente deprimida não cometerá um suicídio, mas uma pessoa em desespero, sim.
 Pessoas moderadamente deprimidas podem se sentir tristes e não querer conversar ou sair. Elas sentem como se quisessem apenas ficar sozinhas. Seus pensamentos são negativos e sua atitude é amarga.
 Uma pessoa moderamente deprimida pode, ocasionalemnte, ter lampejos de esperança que irá finalmente arrancar a pessoa da depressão.
 Uma pessoa desalentada tem todos os sintomas semelhantes aos de uma pessoa deprimida, mas nessa eles são mais profundos. Ela fica abatida, desanimada na mente, debilitada no espírito, perde toda a coragem e começa a naufragar em decorrência da perda de esperança.
 Repetindo: uma pessoa em desespero tem sintomas semelhantes aos de alguém que está deprimido, mas em nível ainda mais profundo do que o indivíduo desalentado. E.E. Vinés Expository Dictinary of New Testament Words traduz a palavra grega para desespero , em parte, como " estar completamente sem um caminho", estar perdido, sem recurso."
 O desespero é diferente do desalento porque é marcado pela perda total de esperança enquanto o desalento, não. As pessoas que estão desalentadas não tem esperança, mas não perderam toda a esperança. O desalento é seguido pelo abandono do esforço ou pela interrupção da ação; o desespero algumas vezes está ligado com uma ação violenta, até mesmo fúria.
  As pessoas que se preparam para cometer suicídio, um ato violento contra elas mesmas, são as que estão em profundo desespero. A tática de Satanás é começar a conduzir a alguém em direção a esse ponto com altas expectativas ou com alguma outra forma de desapontamento.
 Para evitar tomar o caminho para o desespero, é muito importante lidar com as primeiras fazes da depressão no início!

Bibliografia: Livro de Joyce Meyer " Conversa franca sobre depressão"
Faça esta oração: PAI, EM NOME DE JESUS, VENHO A TI CARREGANDO A CARGA DA MINHA DEPRESSÃO. ESSE É UM PESO DE QUE NÃO PRECISO, E O DEIXO AOS TEUS PÉS AGORA, Ó SENHOR.
 SUBSTITUA ESSES SENTIMENTOS ABATIDOS PELA TUA PALAVRA. PRECISO DA TUA PRESENÇA. É EM TI QUE VIVO, ME MOVO E EXISTO!

2 comentários:

  1. Muito boa sua mensagem....gostei tanto que copiei no meu pc para sempre ler,e nunca,nunca mesmo esquecer de tudo que diz....principalmente que Deus está sempre ao nosso lado e não nos desampara NUNCA!
    Tenha um maravilhoso final de semana e muita paz e bençãos de Deus em sua vida....
    Bjinhos..

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por palavras tão lindas e de conforto .
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir